XXXI Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil (ConFAEB) – O invisível não é irreal: é o real não percebido. Por uma Arte/Educação sensível, juntamente com o IX Congresso Internacional de Arte-Educadores a ser realizado entre 26/11 a 01/12/2022 na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais.

Os ASSOCIADOS à OPAE, estão automaticamente filiados à FAEB.
APENAS será necessário realizar o pagamento da inscrição do Congresso (ConFAEB). 

ConFAEBs – Histórico

O CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL acontece anualmente e tem sido realizado por meio de parcerias nacionais, latino-americanas e internacionais. O evento reúne estudantes, professores, bacharéis, pesquisadores, mestres da cultura e interessados em ensino e pesquisa em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. O ConFAEB vem se configurando ao longo da história do ensino das artes no Brasil como um dos espaços de produção de conhecimento científico, artístico e educacional na difusão e fomento de pesquisas que fundamentam e fortalecem as ações político-conceituais nas quatro áreas que compõem essa área de conhecimento. Congrega professores, pesquisadores, artistas e estudantes, que respondem pela docência na educação básica, na graduação e na pós-graduação, na pesquisa e na extensão universitárias. Com caráter permanente e itinerante, os Congressos vêm percorrendo diferentes cidades e capitais do território nacional, sendo acolhidos nesse percurso por diversas instituições de ensino superior em parceria com a FAEB, Associações Estaduais, Secretarias de Educação e de Cultura Estaduais e Municipais dentre outras instituições.

De uma maneira geral, o ConFAEB tem por objetivo:
Propiciar a visibilidade da pesquisa sobre arte, educação e tecnologias, ampliando as possibilidades de surgimento de novas abordagens relacionando a arte educação aos seguintes temas: histórias de ensino de arte, formação de professores, métodos e abordagens e teorias metodológicas; educação, arte e tecnologias da informação e da informação e da comunicação; recepção e mediação cultural; educação, arte e gênero e trânsitos nas estéticas do corpo; confluências inter e trans disciplinares, pedagogias de culturas visuais, etc.
Definir estratégias de possíveis caminhos e as metas que permitam avançar na construção de saberes didáticos, investigativos e de políticas públicas nos setores de arte-educação e cultura no Brasil e na América Latina;
Gerar propostas de fomento ao ensino da arte consolidando trocas e redes de informação e comunicação para a apropriação, criação e pesquisa nos diversos campos artísticos, pedagógicos e culturais.
De acordo com a profa. Ivone Richter o congresso “é o grande momento de encontro dos arte/educadores de todo o Brasil. É ele que sustenta a FAEB em sua luta política e oportuniza o conhecimento e as discussões teóricas, a pesquisa, os relatos e a troca de experiência sobre o ensino de arte. É neste evento que os arte/educadores iniciantes em sua trajetória se encontram com aqueles que já vem de longo tempo nesta caminhada, é quando o entusiasmo contamina a todos e faz surgir novas lideranças”.

De 1988 a 2020 foram realizados 28 congressos:

I CONFAEB – 1988 – Taguatinga (DF). Tema: Formação do professor.

II CONFAEB – 1989 – Brasília (DF). Tema: LDB. Evento paralelo: III Encontro Latino Americano de Arte/Educação (ELAE).

III CONFAEB – 1990 – São Paulo (SP). Apoio: Associação dos Arte-Educadores de São Paulo (AAESP).

IV CONFAEB – 1991 – Porto Alegre (RS). Tema: Ensino de arte: alienação ou compromisso. Apoio: Associação Gaúcha de Arte-Educadores (AGA).

V CONFAEB – 1992 – Belém (PA). Tema: Arte-educador: reflexões e práxis. Evento paralelo: 1º Fórum sobre os Currículos dos Cursos de Artes. Apoio: AAEPA.

VI CONFAEB – 1993 – Recife (PE). Tema: Alfabetização estética: da criação à recepção, projeto para o 3º milênio. Evento paralelo: 2º Fórum sobre os Currículos dos Cursos de Artes.

VII CONFAEB – 1994 – Campo Grande (MS). Tema: Educação estética para a América Latina. Eventos paralelos: III Encontro Latino-Americano de Arte-Educadores / II Fórum Nacional de Avaliação e Reformulação do Ensino Superior das Artes.

VIII CONFAEB – 1995 – Florianópolis (SC). Tema: Ensino de Arte e a socialização dos Bens Artísticos. Apoio: UDESC.

IX CONFAEB – 1996 – Campinas (SP). Tema: Ensino de arte: rumos, ações e resistências. Apoio: AAESP e PUCCAMP.

X CONFAEB – 1997 – Macapá (AM). Tema: Qualidade e produção para o ensino da arte. Apoio: Universidade Federal do Amapá.

XI CONFAEB – 1998 – Brasília (DF). Tema: Políticas educacionais e culturais no limiar do séc. XXI. Apoio: ASAE/DF; UnB.

XII CONFAEB – 1999 – Salvador (BA). Tema: É possível ensinar arte? Globalização, identidade e diferenças.

XIII CONFAEB – 2001 – Campinas (SP). Tema: Ensino da Arte: História e Perspectivas. Evento paralelo: 1º Festival Sul-Sudeste de Arte sem Barreiras.

XIV CONFAEB – 2003 – Goiânia (GO). Tema: Arte/Educação: Culturas do ensinar e culturas do aprender. Apoio: FAV-UFG.

XV CONFAEB – 2004 – Rio de Janeiro (RJ). Tema: Trajetórias e políticas do ensino de arte no Brasil. Apoio: FUNARTE.

XVI CONFAEB – 2006 – Ouro Preto (MG). Tema: Unidade na Diversidade: tendências, conceitos e metodologias no ensino da arte. Apoio: Associação Mineira de Arte-Educação (AMARTE) / UFOP / UFMG/ Prefeitura e Fundação de Arte de Ouro Preto.

XVII CONFAEB – 2007 – Florianópolis (SC). Tema: FAEB – 20 anos de história. Apoio: Associação dos Arte-educadores de Santa Catarina.

XVIII CONFAEB – 2008 – Cariri (CE). Tema: Arte/Educação contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes. Apoio: Universidade Regional do Cariri – URCA

XIX CONFAEB – 2009 – Belo Horizonte (MG) – Tema: Concepções contemporâneas. Em paralelo: Encontro Nacional de Arte/Educação, Cultura e Cidadania. Apoio: UFMG

XX CONFAEB – 2010 – Goiânia (GO). Tema: CONFAEB 20 anos: indivíduos, coletivos, comunidades e redes. Evento paralelo: VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás. Apoio: FAV-UFG

XXI CONFAEB – 2011 – São Luís (MA) – Tema: Culturas da pesquisa: arte, educação, tecnologia. Evento paralelo: XI Encontro Humanístico. Apoio: UFMA, IFMA.

XXII CONFAEB – 2012 – São Paulo (SP) – Tema: Arte/Educação: corpos em trânsito. Realização: FAEB e Instituto de Artes da UNESP.

XXIII CONFAEB – 2013 – Porto de Galinhas (PE) – Tema: Arte/Educação no Pós-Mundo. Evento paralelo: I Congresso Internacional da Federação dos Arte/Educadores. Realização: FAEB e UFPE (PPGART e DEARTES). CLEA.

XXIV CONFAEB – 2014 – Ponta Grossa (PR) – Tema: Arte/Educação Contemporânea: metamorfose e narrativas do ensinar/aprender. Evento paralelo: II Congresso Internacional da Federação dos Arte/Educadores. Realização – FAEB – UEPG (DEARTES) e CLEA.

XXV CONFAEB – 2015 – Fortaleza (CE) – Tema: Políticas Públicas e Ensino das Artes: formação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Evento paralelo: III Congresso Internacional da Federação dos Arte/Educadores. Realização: FAEB e Instituto Federal do Ceará – IFCE.

XXVI CONFAEB – 2016 – Boa Vista (RR) – Tema: Políticas públicas e ensino da arte: processo educativos em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Evento paralelo: IV Congresso Internacional da Federação dos Arte/Educadores. Realização: FAEB, Universidade Federal de Roraima, CLEA.

XXVII CONFAEB – 2017 – Campo Grande (MS) – Tema: “Enquanto o velho trem atravessa…” Outros caminhos na experimentação e na formação docente em Arte. Evento Paralelo: V Congresso Internacional da Federação dos Arte/Educadores e II Seminário de Cultura e Educação do Mato Grosso do Sul. Realização: FAEB, UFMS e ASMAE.

XXVIII CONFAEB – 2018 – Brasília (DF). Tema: Ações Políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações. Realização: FAEB e Faculdade Dulcina de Moraes.

XXIX CONFAEB – 2019 – Manaus (AM). Tema: NORTES DA RESISTÊNCIA: Lugares e Contextos da Arte Educação no Brasil. VII Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores. Realização: FAEB, UFAM e UEA.


Fonte: site da FAEB <https://faeb.com.br/historico-confaebs/>

Entrar