II CONGRESSO DA ORGANIZAÇÃO PAULISTA DE ARTE EDUCAÇÃO – II CONOPAE

Texto: Anaakaui

É com muita honra que nós da OPAE junto à toda organização científica e participativa (monitoria, coordenadoria, palestrantes, oficineiros e oficineiras, artesãs e artesãos, debatedores e público em geral) realizamos, entre os dias 18 e 19 de agosto, o II CONPOAE, no Instituto de Arte da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP, situada na Rua Bento Teobaldo Ferraz 271 – Barra Funda. Foram três dias de muitas trocas, debates e aprendizados e contamos com mais de 300 inscrições.

Confraternização nos bastidores…

Diretoria da OPAE (da esquerda para direita: Fernando Catelan, Juliana Marcondes Bussolotti , Rubens de Souza, Eliane Andreoli, Pio Santana e Anaakaui) com as queridas Ana Mae Barbosa e Christina Rizzi.

FEIRA DA SORORIDADE

No primeiro dia (18/08/2023) começamos o credenciamento as 17HS, a montagem e participação da FEIRA DA SORORIDADE idealizada e feita por mulheres cujo principal objetivo foi a irmandade (esta feira permaneceu os três dias de congresso).

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Para a Cerimônia de Abertura, conduzido pelos professores Pio Santana Rubens de Souza…

… estiveram o professor doutor  Wagner Francisco Araujo Cintra diretor do Instituto de Artes da Unesp a Profª. Drª Rejane Coutinho coordenadora do Prof. Artes (UNESP),Prof. Dr.  Juliano Casimiro (Presidente da FAEB) e Fernando Bueno Catelan (Presidente da OPAE).

Contamos também com a bela apresentação do grupo Eliá composto por alunos da UNESP  e outros convidados da candora Elizandra Miranda que abriu o evento cantando e tocando o Hino Nacional em rítmo de samba.

CONFERÊNCIA DE ANA MAE BARBOSA

Compareceram mais de 300 pessoas para participar da conferência de abertura de ANA MAE BARBOSA que nos trouxe o tema “SEMPRE FUI COLETIVISTA, E ISSO ME MANTÉM VIVA”. Uma palestra rica e potente discutindo o quanto é importante nos mantermos juntos e unidos na luta pela arte na educação. Ana Mae nos contou sobre projetos coletivos que estão avançando dentro das escolas e do comprometimento relacionados aos estudos e pesquisas sobre a abordagem triangular.

Amigos queridos vieram prestigiar…

(Da direita para esquerda) Pio Santana (diretoria da OPAE) Miriam Celeste, Lucimar Bello e Adriana Liza.

NOITE DE AUTÓGRAFOS

Após a Conferência Ana Mae Barbosa autografou seu mais novo livro “Criatividade Coletiva: arte e educação no século XXI” organizado com Annelise Nani da Fonseca, pela editora Perspectiva.

ASSEMBLEIA

No segundo dia (19/08/2023) as 8hs30 começamos com a Assembleiacuja uma das pautas foi a apresentação do relatório de atividades da diretoria, prestação de contas junto ao conselho fiscal, a indicação de nomes como sócios honorários e ao final realizou-se a eleição da nova diretoria, do conselho consultivo e conselho fiscal.

Fernando Presidente da OPAE lendo os pontos de pauta…

A comissão eleitoral comunicou o processo eleitoral. A candidatura contou com chapa única e assim Fernando Catelan (presidente), Ana Marcia Akaui Moreira (vice-presidente), Eliane Andreoli (1ª secretária), Rubens de Sousa (2º secretário), Pio Santana (1º tesoureiro) e Juliana Marcondes Bussolotti (2ª tesoureira) para continuar e fortalecer por mais dois anos a Organização Paulista de Arte Educação (OPAE).

NOVIDADE – PREMIAÇÃO

Durante a Assembleia foi instituído o Prêmio ANA MAE BARBOSA e a partir desse congresso serão homenageadas figuras de destaque da arte educação. As primeiras homenageadas foram: a própria Professora Doutora Ana Mae Barbosa …

…e a Professora Doutora Maria Heloisa Correa de Toledo Ferraz, ausente na premiação, recebendo posteriormente em sua residência, como mostra a foto abaixo.

(Da esquerda para direita) Fernando Catelan, Heloisa Ferraz, Eliane Andreoli e Christina Rizzi.

RODAS DE CONVERSA

Às 10Hs começaram as rodas de conversas com os resumos aprovados. Foram 6 eixos de debate. Cada eixo teve sua própria dinâmica com conversa, reflexões, discussões e debates:

Eixo 1

AS POLÍTICAS E SEUS DESDOBRAMENTOS NO CAMINHO DO ENSINO/APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOCENTE foi coordenado pela Profª. Dra. Ana Marcia Akaui Moreira (Anaakaui) com relatoria da Professora Dra. Tarcila Costa.

Eixo 2

FORMAÇÃO E PRÁTICAS EM TERRITÓRIOS SONHADOS, coordenado pela Profª. Drª. Milene Valentir Uglia com relatoria de Flávia Teodoro Alves.

Eixo 3

AUTORES E FORMAÇÃO EM ESPAÇOS E LUGARES, coordenado pela profª. Drª. Camila Lia com relatoria de Elisângela de Freitas Mathias (Belê).

Eixo 4

É CONTEMPORÂNEO? NOVAS LEITURAS E SONHOS SOBRE O ENSINO/APRENDIZAGEM DA ARTE coordenado pelo Prof. Dr. Pio Santana, relatoria de Ariclaudio.

Eixo 5

ABORDAGENS CULTURAIS: PRÁTICAS, POLÍTICA, PROCESSOS E AÇÕES REFLEXIVAS SOBRE O ENSINO DA ARTE, coordenado pela Profª. Drª. Káthya Godoy, relatoria de Priscila Leonel.

Eixo 6

OBJETOS, AÇÕES E INTERMEIO NO DIÁLOGO POSSÍVEL COM AS ARTES E A EDUCAÇÃO, coordenado pela Profª. Drª. Lucimar Bello com relatoria de Illo Wagi Soares Bueno De Camargo.

OFICINAS

A tarde a partir das 14hs começaram as 17 oficinas espalhadas por todo o prédio do IA-UNESP. Muitas trocas, conhecimentos, práticas e ações potentes:

Ancestralidade e Reinvenção de Mundo – Grupo de Estudos Egungun, Priscila Leonel, Janaína Farias de Souza Ferreira, Violeta Pavão Pampuri Mendes, Moacir simplício, Levi Fernando;

Na roda dos povos – Mirza Ferreira;

Pessoas negras nas obras de bell hooks e Walter Firmo: a leitura de imagens como ferramenta para a Lei 10639/03 – Beatriz Abade das Neves;

Linguagem musical e a Educação Pública – Illo Wagi Soares Bueno De Camargo;

“Sonhando a Real”: o corpo Através da respiração, sob o Teatro de Antunes Filho – Vinícius Franzolini;

Cartas de sonhador, corpo de nós – Raquel Santos, Crislayne Gonçalves Santos Siqueira, Glória Maria dos Santos, Millena Almeida Silva, Caio Henrique de Matos Andrade da Silva;

O corpo animado – Elisângela de Freitas Mathias;

Cartografias da Mediação: investigando as experiências de linguagem na arte – Tainá Alves Custódio;

Oficina “Professora Marli: em uma história sem fim” – Gisele Gobbo de Souza;

Dança criativa: uma proposta pedagógica pelo sistema de movimento na formação docente – Adriana Vilchez Magrini Liza;

Música na Prática: Métodos Ativos – Elizandra Martins Miranda;

Lambe com Educação – Oficina de Lambe-lambe como tática poética, política e estética de arte/educação – Flávia Teodoro Alves;

Ateliê Efêmero: uma experiência de pintura encáustica – Ana Carmen Nogueira;

Câmara escura: a poesia do mundo invertido – Francisca Joelma Gonçalves Lima;

Experimentações artísticas na Educação Infantil – Ana Paula Vieira De Sousa;

Leitura Afroreferenciada e Jogo na sala de aula – Marcos Clóvis Fogaça, Jhonatan Cardim Siqueira;

Grafismo indígena como (re)êxistencia identitária originária – Sarah De Castro Ribeiro Nhambiquara, Budga Deroby Nhambiquara;

LANÇAMENTO DE LIVROS

As 16hs durante o coffebreak, bem animado com o lançamento de nove livros em destaque para o livro “Cada Luz que Pisca” da nossa querida conselheira Lucimar Bello, seu primeiro romance. Sucesso Lucimar!!

Lucimar Bello (a direita) autografando o livro para Andreia de Cerquilho.

MESA DE DEBATE

As 18hs30, no auditório, tivemos uma mesa de debate: primeiro com a apresentação de Thiago Gil do Educativo da 35ª Bienal de São Paulo “Coreografias do Impossível”.

Na sequência a Dança performance Realidade Sonhada – Priscila Ribeiro da Silva – Projeção Bazuca – Pio Santana e Rubens de Souza e Sob a direção: Christina Trevisan.

As 19hs começou a mesa de debate “Arte na vida: interfaces entre a Arte, a Escola e a Rua” com as participações especialíssimas dos professores/artistas: Mixa Lomba, Thiago de Souza, Eymard Ribeiro, Denise Rachel, Diego Alves Marques e Vander xChex (mediador). Discutiu-se a importância do coletivismo, das pessoas estarem em interconexão com as artes na opinião de artistas que elaboram seus trabalhos nos grandes centros urbanos interagindo com os cidadãos e cidadãs que estão em trânsito.

A foto baixo (da esquerda para direita) Mixa Lomba, Thiago de Souza, Eymard Ribeiro, Denise Rachel, Diego Alves Marques com mediação do artista grafiteiro Vander xChex.

MONITORIA – AGRADECIMENTO

Encerrando esses dois dias na UNESP lembramos da bela e potente ajuda e cooperação dos monitores e das monitoras, coordenada por Juliana Marcondes Bussolotti. Agradecemos aos monitores:

Ailton Lima dos Santos Junior
Algacir Leite de Almeida Júnior
Anita Viegas Goulart Saraiva e Silva
Daniel Alexsander Silva da luz
Drieli Caroline Gaona da Silva
Érika Akemi Ozako
Felipe Ortega Moura
Geovanna Duarte da Silva
Leonardo Birche de Carvalho
Maria Angélica Durães Mendes de Almeida
Miguel Palmeira Gonçalves dos Santos
Murilo Garcia Scaramuci
Ricardo Zanchetta
Simone Leal dos Santos Abreu
Simone Venâncio dos Santos
Sofia Ortiz Kamamoto
Sueli Aparecida dos Santos Godoy
Vítor Massahiko Okamura

PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO

No último dia (20/08/20230) de congresso o encontro foi na Pinacoteca do Estado de São Paulo e na Pina Contemporânea. Duas turmas de professores se dividiram entre a Pina Luz e a Pina Contemporânea, cada turma acompanhada pelo Educativo e pela monitoria dos espaços. Foi uma manhã enriquecedora de encontros e conhecimentos.

Compartilhe nas mídias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer fazer parte da OPAE?

Faça parte destes movimento de arte educadoras e arte educadores paulistas
As mais lidas:

Entrar