Recentemente a professora doutora associada a OPAE Ana Carmem Nogueira fez um convite aos associados a participarem do 1º festival GSAHW., ou seja: Global South Arts & Health Week .
Trata-se de um festival internacional com uma enorme abrangência em diferentes aspectos da saúde física, emocional. Como as implicações estruturais que envolvem essa situação como a descolonização.
Ana Carmem Nogueira é artista visual, arteterapeuta, e militante na arte e saúde. Especialista em arte e pessoa com cegueira. É representante do Brasil nesse festival. E por essa razão nos fez o convite. No texto abaixo ela apresenta um release do projeto:
A Global South Arts & Health Week busca promover a educação, a pesquisa científica e a prática interdisciplinar de artes em saúde, terapias artísticas criativas e engajamentos artísticos comunitários na África, Ásia e América Latina por meio de uma ampla gama de projetos comunitários, intercâmbios culturais, workshops, exposições, performances e apresentações plenárias, entre outros.
O GSAHW será um evento global híbrido de uma semana. A semana inaugural do festival global está prevista para sábado, 23 a 30 de setembro de 2023. Para esse ano, o Egito será o país anfitrião e o primeiro país africano para a inauguração da Global South Arts & Health Week 2023
A Global South Arts & Health Week quer colaborar com organizações artísticas e culturais, instituições acadêmicas, estabelecimentos de saúde públicos e comunitários, agências governamentais, missões diplomáticas, organizações locais e internacionais, setor público e privado, sociedades cívicas, produtores culturais, diretores de festivais, e uma equipe de estudantes e profissionais interdisciplinares.
Um grupo de associados da OPAE estão com a Ana Carmen preparando as ações que o Brasil irá apresentar nessa semana de 23 a 30 de setembro. A OPAE atenta, e reconhecendo a relevância desse evento, dará todo apoio que se fizer necessário.